quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Trabalho Filantrópico do nosso Moto Clube

A Casa Vó Benedita (CVB), com sede em Santos, é uma Instituição particular, sem fins lucrativos, que foi declarada de Utilidade Pública pela Lei nº 1599 de 19/06/97 e que mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Santos.
A Entidade foi fundada de fato em meados de 1976 por Benedita de Oliveira, e de direito, oficialmente em 06 de setembro de 1986. Esta Instituição foi constituída com a finalidade de socorrer a infância em estado de abandono, orfandade, maus tratos e situações de risco. As crianças permanecem no abrigo até que sejam adotadas ou retornem ao lar de origem, seguindo sempre determinação judicial.
O Abrigo surgiu da dedicação de Benedita, que cuidava das crianças pobres que eram deixadas em sua residência, semi ou totalmente abandonadas pelos pais, à Rua Bitencourt, 171, Centro. Esta senhora era carinhosa chamada de "Vó Benedita" , a qual veio a falecer em 17 de setembro de 1984.
Na época de seu falecimento, estavam abrigadas na Entidade, cerca de 19 menores, sendo que alguns deles foram abandonados com poucos meses de vida. Vó Benedita recebia ajuda de colaboradores para manter a Instituição.
Após a sua morte, o grupo de colaboradores liderados pelo médico Dr. José Carlos de Azevedo e Maria Odila de Oliveira, filha adotiva de Benedita, fundaram a Entidade "Casa Vó Benedita". Eles à partir de então, resolveram assumir as responsabilidades das crianças, juntamente com Odila.
Alguns anos depois, Odila deixava a Entidade por motivos particulares, o que levou o grupo a contratar funcionários. O imóvel de que dispunham era alugado e apresentava riscos de desabamento. Por motivos financeiros a Instituição foi desativada, sendo as crianças encaminhas a outros abrigos.
Reiniciada suas atividades em 20/10/94, a CVB vem se mantendo com o auxílio da prefeitura e de doações. A Entidade abriga no momento cerca de 30 crianças de 0 a 6 anos e fica localizada na Rua Carlos Caldeira, 675 – Jardim Santa Maria. Telefone: (13) 3299-5415.

Nenhum comentário:

Postar um comentário